INTERNSHIP UK

Read how you can change your life

Já chega hora para a Técnica Pomodoro

Cada dia de trabalho em Internship Uk acaba com um Workshop. O objectivo é de melhorar os habilidades de comunicação de todos, e durante este workshop há um nível alto de interacção entre os estagiários. As temas são muito varias, de introdução pessoal à liderança, e de gestão do tempo à estabelecer suas metas. A semana anterior, eu tive um workshop interessante sobre a Técnica Pomodoro. Gostaria de lhe dizer mais sobre este instrumento de gestão.
Ao fim dos anos 80, um estudante que se chama Francesco Cirillo teve problemas de concentração nos seus estudos. Ele não sabia o que estava fazendo e perdeu tempo com fazer as mesmas coisas outra vez e outra vez. Os exames estavam chegando e Francesco foi desesperado quando ele olhava para sua trabalho. Ele não sabia como estudar todos os subjetos no tempo restante. Então ele fiz uma aposta com focalizar e estudar durante 10 minutos. Ele procurava um cronómetro. Ele achou na cozinha um cronómetro que teve uma forma de tomate, e utilizada isto para concentrar e estudar, e funcionou. Pomodoro é o nome italiano para tomate e a Técnica Pomodoro foi um fato.

Preparação
Ante de começar, você deve fazer uma lista de todas as tarefas que quer acabar ao fim do dia, e escrever quanto Pomodoro (unidade=25 minutos) você precisa para cada tarefa. Se você tem umas tarefas que duram menos de 25 minutos, faz uma combinação de tarefas similares. Divide aqueles que duram mais de dois horas e descreve as pequenas.

Trabalho 25 minutos e descansa
Escolhe uma tarefa e prepara sua cronómetro para 25 minutos. Trabalho só neste tarefa e para quando o alarme toca. Assegure-se que você pode saber quanto tempo fica. Assegura-se também que sua alarme toca alto. Se você começa um Pomodoro, deve acabar isto. Você não pode descansar! Se algo interrompe você, não é considerado como um Pomodoro e você deve recomeçar. Depois de cada Pomodoro, você deve tomar um descanso obrigatório de 5 minutos para relaxar. Se você acabou quatro Pomodoros, então se deve tomar um descanso de 25 minutos.

Reflexão
Depois de acabar uma tarefa, escreve quanto Pomodoros você fiz. Assim vai comparar se sua estimativa inicial é igual com o tempo passado. Você vai ser muito surpreendido de saber que algumas tarefas duram mais o menos tempo do que se esperava.

Instrumentos
Você não preciso de ter um cronómetro de cozinha. Actualmente há muito instrumentos com um cronómetro que você pode utilizar. Você pode achar muito instrumentos digital. Há alguns exemplos para sua computador o para sua móvel.

Smartphone
– Android: Pomodroido é uma aplicação de graça que você pode achar no Play Store. Essa aplicação inclua a funcionalidade de Pomodoro e recompensa-te quando há acabou mais Pomodoros.
– Iphone: Pomodoro Time Management Lite oferece as mesmas funcionalidades e lhe dizer quando você acabou sua dia.
– Windows Phone: Windows Phone oferece também Pomodoro. Com essa aplicação, você pode inserir variável curtos o longos descansas.

Computador
– Windows + AIR: Focus Booster é uma aplicação gratuita. Você pode acabar Pomodoros um após outro. É básico mas eficiente.
– Mac: My Little Pomodoro é uma aplicação que faz uma distinção entre curtos e longos distancias. Ela faz uma lista de todos os Pomodoro que você acabou. Contudo, não é de graça e custa 2.99€.

Ter sucesso com a Técnica Pomodoro. Se você tem algumas perguntas sobre essa Técnica, pergunta-me o faz uma pesquisa na Internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>